Alta tecnologia em adesivos na Formula 1

Quando olhamos para um carro de Formula 1 mostrando os seus patrocinadores através de adesivos, com toda a sua beleza reluzente que nos deixam admirados, temos a impressão de que fazem parte da própria pintura do bólido.

Essas máquinas (que custam milhões de dólares) usam materiais de última geração em todos os seus componentes para ter a melhor performance possível em uma corrida e os adesivos também são um item muito importante nesse conjunto.

Para se ter uma ideia da importância dos adesivos em um carro de corridas é só imaginar que, numa velocidade de 300 km por hora o vento exerce uma força gravitacional de aproximadamente 500 quilos sobre o aerofólio do carro. Isso seria mais do que suficiente para arrastar ou descolar qualquer material exposto sobre a superfície super-lisa do veículo, portanto é necessário que esses adesivos sejam produzidos com materiais nobres, super resistentes e com uma adesivação perfeita para que não fique qualquer saliência sobre o verniz da pintura.

Acrescente a isso também as intempéries do tempo como chuva, vento, poeira etc. Os carros são testados em túnel de vento (já com seus devidos adesivos) para ver se existe algum material, por menor que seja, interferindo na velocidade final do carro.

Na verdade não nos damos conta de quanto trabalho é necessário para desenvolver adesivos com materiais hiper-resistentes como plásticos, colas, vernizes etc. que enfrentem cara-a-cara todo esse turbilhão de tempestade, mantendo-se sempre intactos e mostrando toda sua beleza .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *